sábado, 9 de abril de 2011

Lealdade ou Fidelidade?

         
       Procurei os significados das palavras, no dicionário informal, de lealdade: aquele quem é sincero, franco e honesto e de fidelidade: é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel; o que implica confiança. Esses temas acabam sendo bem subjetivos porque são marcados por experiências em nossas vidas tanto do passado como do agora e realmente pode ser difícil de expressá-los. Porém, não para quem ama!
Até então não tinha me atentado ao real sentido das duas palavras, ou seja, que através de um se obtém o outro. Ser fiel pode ser uma questão de momento principalmente quando se está apaixonado, mas como dizem por aí a paixão é passageira e há quem diga que a fidelidade também pode. Diz o poeta Vinícius de Morais, “(...) que seja eterno enquanto dure”, mais ou menos por essa linha pode ou não ser em curto prazo. Já a lealdade, é uma ação em longo prazo, porém tem grandes chances de se tornar duradoura, pois as pessoas leais são aquelas que em qualquer situação, estarão ao seu lado e serão por você, mesmo que você em algum momento não seja mais.
Em relacionamentos o ideal é que se tenham os dois, na verdade eles são parceiros e muitas vezes andam separados, vamos ser um pouco pessimistas, existem relações que não tem nenhum dos dois, será que isso é possível? Sim, porque para a pessoa que ama tudo é possível até mesmo sonhar pelos dois, renunciar pelos dois, ser fiel pelos dois e quem dirás ser leal pelos dois. Mas até quando isso é possível só você pode saber, ou melhor, só você pode escolher e mais ninguém! Sou o tipo de pessoa que zela pelos dois, independente do que aconteça, mas se algum dia tiver que escolher entre os dois eu escolheria a lealdade, porque eu posso suportar a dor de uma infidelidade (como já o fiz), mas em hipótese alguma suportaria a deslealdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário